Social Icons

quinta-feira, 21 de junho de 2007

E Biba o São João

Já imaginou uma festa, uma festa ímpar na noite mais longa e simultaneamente mais curta do ano, na qual ninguém se deita?
Na qual milhares de pessoas rumam alegremente até à foz do rio para assistir ao nascer do dia, após um belo fogo-de-artifício?
Com música e animação por toda a parte?

Nesta festa mágica, mistura ímpar do sagrado e do profano, centenas de balões iluminam o céu, os odores confundem-se e o som do martelo multiplica-se por mil sem que ninguém leve a mal.

Esta noite existe.

É a noite de S. João!

As origens da festa

O Profano
A festa de S. João está ligada a tradições pagãs do solstício de Verão, com rituais ligados ao sol, água, plantas, fogo e orvalho e ao seu benefício no amor, saúde, felicidade e beleza.

O Sagrado
Santo da devoção das gentes do Porto, o S. João é festejado na rua, pelo menos desde o séc. XIV. É o Santo que baptizou Jesus Cristo, a sua imagem é venerada em várias igrejas da cidade e como festejo típico desta época é colocada no centro das cascatas.

O Fogo

As fogueiras de S. João
Ateadas na rua, por grupos de moradores que saltando por cima delas dão provas de coragem e recebem as suas virtudes purificadoras para a saúde, o casamento e a felicidade.

Os balões
Também relacionados com as manifestações ligadas ao fogo estão os tradicionais balões de S. João, feitos em papel e em cores variadas. Os balões são cuidadosamente lançados em direcção ao céu.

O fogo de artifício
Espectáculo sempre muito apreciado e contemplado pelas milhares de pessoas que aguardam pelas 00:00, enchendo as margens do rio Douro. Ligado às tradições pagãs e num tributo ao sol.

A água

Aqui encontramos também a origem pagã da festa, na crença dos benefícios da água e das orvalhadas desta noite, que é benta e tem o poder de curar doenças e dar beleza aos jovens, favorecendo o amor.
Já de madrugada o povo ruma em direcção à foz do rio Douro e os mais aventureiros e corajosos mergulham no mar para obter os benefícios da água purificadora para o resto do ano.

Ervas Aromáticas

O alho-porro
Também conhecido por alho de S. João, usado para “brindar" as pessoas com o seu odor durante a noite da festa e tocar na cabeça dos foliões, para dar boa sorte e fortuna.

O manjerico
É uma planta aromática, vendida em vasos, enfeitados por coloridas bandeirolas com versos alusivos ao Santo casamenteiro. De odor intenso e agradável deve tocar-se com a mão.

Cascata de S. João

Acredita-se ter origem relacionada com o presépio de Natal, uma vez que é erguida no solstício do Verão e o presépio no solstício de Inverno; por outro lado ambos retratarem cenas bíblicas. A figura central da cascata é S. João Baptista e a água é um dos elementos mais visíveis. Erguida em qualquer recanto destaca-se a da Avenida dos Aliados, como a mais majestosa.

Martelos

Tratam-se de uma tradição moderna e aparece como substituto do alho-porro. De plástico colorido e vários tamanhos, as pessoas "martelam" nas cabeças dos foliões durante toda a noite, sem que esse gesto incomode quem decide viver a festa.

Gastronomia

As sardinhas assadas com pimentos e broa e o caldo verde são o prato tradicional da noite de S. João. Para sobremesa, o bolo de S. João e pela noite dentro as populares farturas; os afamados vinhos portugueses devem acompanhar; há também quem opte pela sangria. No dia 24, serve-se o cabrito assado no forno.

Regata dos Barcos Rabelos

É uma corrida no rio Douro, entre as embarcações que em tempos desciam o rio com o Vinho do Porto, na qual participam os representantes das diversas caves. O vencedor é distinguido.

Bailes populares

As ruas enchem-se de pessoas que participam toda a noite nos numerosos bailes ao ar livre, num S. João de convívio, amizade e alegria.
Fontaínhas | Avenida dos Aliados | Bonfim | Campanhã | Cedofeita | Foz do Douro | Lordelo do Ouro | Massarelos | Miragaia | Nevogilde | Paranhos | Ramalde | S. Nicolau | Sé | Vitória

http://www.portoturismo.pt/saojoao/index.php?L=pt

Um GRANDE S.JOÃO PARA TODOS :))

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei, bastante elucidativo do que é na verdade a tradição do S.João ....

Um beijinho e um feliz S.João
Jasmim

Anónimo disse...

Olá simpatia
Estive "fora" algumas semanas, vivi "mudanças" também, felizmente a vida reserva-nos algumas... só agora visitei o cantinho. Parabéns por mais uma estrela lançada no cosmos, tem o seu encanto e humildade característicos.
Quanto ao São João: haverá melhor bailarico que este, misturado às marteladas, à broa e sardinha e à luz do nosso Porto? Hummm, duvido! Bom São João *

Anónimo disse...

Ola Wild! :o)

Quem mais poderia ser... eu amigo ;O)a Formiguita

Olha gostei do que escreveste sobre o São João fiquei a saber coisas que não sabia... fizeste bem em escrever as tradições e ritos da Festa de São João....
Tb te digo adoro o São João e de o viver, apesar de eheh comer apenas uma sardinha pa não fugir à regra
Ofogo este ano esteve muito bom Bjo ;O)

Anónimo disse...

Amigo,

O tempo passa de uma forma...
Devora-nos dia e noite...
Resta-nos o tempo do "pensar" e do "ser"...

Adorei esta nova casa...
Janelas rasgadas reflectindo a luz quente do Sol e o brilho cintilante das Estrelas...

E já agora...
Nunca me esqueço de comprar o alho porro e o manjerico...para além da simbologia recordo nos odores quem me quer bem...

...um beijo...um sorriso...um sonho...

AmarEmSilencio

kakauzinha disse...

Querido amigo, adoro esta música!

Também a cantam num dos bares onde vou e noto que até os estrangeiros ficam deliciados, mesmo sem perceberem uma palavra, sobretudo com o coro que se forma e a alma com que se canta.

Gostei de estar aqui este bocadinho, de te ler e de "ver" também a Jasmim, a Evy, a AmarEmSilencio, realmente com a Net construímos um círculo de amizade.

Beijinho grande pa tu***************

 
 
Blogger Templates